Fresh Cut Medley Impressão artística

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

UMA PINTORA CIGANA :LOLA FERRERUELA...








A ARTISTA PLÁSTICA CIGANA EM SEU ATELIER






 LOLA FERRERUELA-AUTO-RETRATO.


  Esta jovem artista plástica nasceu na cidade espanhola de Ávila em 1963,em uma família cigana,  de Medina del Campo. Atualmente reside em Málaga,onde tem seu atelier.                                                                                                           Os lugares que tenham sido, previamente, locais de meditação, ou que tenham sido usados para orar em nome de Deus, são os preferidos por Lola Ferreruela para mostrar o seu trabalho ao  público. 

A artista de Ávila fica satisfeita de seus quadros serem exibidos

no claustro do Centro Integrado Cultural "Isabel , a Católica", construído sobre o que já foi o Convento de San José, e em suas próprias palavras sua inspiração vem :" Do céu e da natureza..."

Esta mulher não é  indiferente ao mundo, pois que sente paixão por tudo que foi criado e dotado de vida. Seus quadros com círculos de cor, girando e entremesclándo-se entre si, são uma metáfora do curso da vida, da fusão do homem com o Cosmos, da profunda necessidade de encontrar uma harmonía universal. 



A positividade é detectável em toda a obra de Lola Ferreruela, em que a artista usou cor e ,tem redobrado os esforços neste sentido, a fim de "obter o melhor dos seres humanos, tanto para mim e para outros aspectos dos seres sencientes do mundo de hoje... Nós produzimos a fadiga, o que me leva a empreender uma luta incessante através da cor para transmitir positivismo. "
Geometria é um dos elementos utilizados pela artista em várias de suas séries, portanto, em uma delas, através de ritmos marcados por círculos de tamanhos diferentes, ao mesmo tempo é uma homenagem às quatro estações e, aos elementos como água ou ar. Involuntariamente mostra seus sentimentos para com a humanidade e especialmente para com as crianças.



"Lola tem  sublimado as raízes mais profundas das energías artísticas de sua estirpe cigana. Com sua pintura classificada pelos  entendidos como uma forma de expressionismo abstrato, rompeu com   moldes genéticos para abrir grades  floridas,  deixando  entrar os ventos do norte .Formoso lamento ritmado... 

Francisco Carrillo

“Lola Ferreruela tem seus olhos abertos para o sofrimento e a alienação, porém anseia  a liberdade, a concórdia e a tolerância. Sua obra é um grito apaixonado, moderado e sutil outras vezes, em defesa da vida e da pintura, melhor ainda, da inextrincável ligação do binômio que forman Arte e Vida.”

Enrique Castaños


domingo, 23 de outubro de 2011

TRACEY ULMANN: ATRIZ,COMEDIANTE,CANTORA, PRODUTORA DE SHOWS E... CIGANA...












Tracey Ullman    ( Nasceu em Slough ,Berkshire , Inglaterra ,a 30 de dezembro de 1959 ),é uma atriz ,comediante , cantora ,escritora e produtora  de origem cigana,nascida na Grã-Bretanha.Ela apresentou-se  várias vezes fazendo imitações em programas de humor,na Tv Seus programas The Tracey Ullman Show eTracey Takes On ... ,  receberam boas críticas e foram aplaudidos  por um grande número de espectadores. Ela também apareceu em mais de uma dúzia de filmes, que incluem Eu te amo até a morte eSmall Time Crooks . Por suas atuações tem recebido inúmeros prêmios, incluindo sete Emmys , um Globo de Ouro, um BAFTA e um Screen Actors Guild Award.
Ela emigrou do Reino Unido para os EUA,naturalizou-se norteamericana e  criou sua própria série de televisão de rede, The Tracey Ullman Show , de 1987 até 1990, da qual The Simpsons foi desmembrada em 1989. Mais tarde, ela produziu programas para a HBO , incluindoTracey Takes On ... (1996-1999), para o qual ela já ganhou inúmeros prêmios. Ela também apareceu em vários filmes. Ullman apareceu em uma série de comédias. .


Início da vida


Tracey Ullman nasceu  em Slough, Buckinghamshire (agora  Berkshire ), filha de Dorin e Antony Ullman, um advogado. Ullman recordou mais tarde: "Meu nome real é TRACE ULLMAN, mas eu adicionei o" y. "Minha mãe disse que foi escrito do jeito americano, mas eu não acho! Eu sempre quis ter um nome do meio. Minha mãe costumava me dizer que era Maria, mas eu nunca acreditei nela. Olhei na minha certidão de nascimento e eu não tenho um, apenas Trace Ullman ". Sua mãe era britânica de origem cigana,e seu pai um soldado polonês que  chegara durante a guerra , e posteriormente começou a  trabalhar como vendedor de móveis e agente de viagens. Quando ela tinha seis anos, seu pai morreu de um ataque cardíaco durante a leitura de sua história na hora de dormir Ele tinha 50 anos de idade. Em um esforço para animar sua família, Tracey conta que no quarto de sua mãe,cantava e tocava ao lado de sua irmã mais velha, Patti.Esse seu  primeiro show foi intitulado The Patti Ullman Show . Em suas apresentações noturnas imitava qualquer um, incluindo os vizinhos, familiares, amigos, até mesmo celebridades.  Logo depois, a mãe de Ullman se casou novamente.
Na idade de 12 anos, um diretor viu o potencial futuro de Tracey, e recomendou-lhe a Italia Conti Academy ,escola de Teatro. Embora a escola tenha lhe dado seu primeiro gosto do palco, ela não a recorda com carinho,devido às discriminações sofridas por sua origem cigana..
Na idade de 16 anos, começou a procurar emprego como dançarina, e logo conseguiu um papel em Gigi ,na peça Em Berlim  Ao retornar à Inglaterra , ela juntou-se à "Segunda Geração",um grupo de dança.  Ela também começou a aparecer em espetáculos de variedades construindo sua fama,investindo na sua carreira de cantora na qual também fez muito sucesso..
É casada com o produtor Allan McKeown desde 27 dezembro de 1983.Eles  têm dois filhos, Mabel Ellen McKeown (nascida em 1986) e John Albert Victor McKeown (nascido em 1991). 


Tracey Ulmann também canta e compõe músicas e já ganhou inúmeros prêmios como o Emmy( já recebeu 7 Emmys).



PRÊMIOS:

Globos de Ouro Melhor Atriz em Série de Televisão - Comédia ou Musical
1988 
The Tracey Ullman ShowPrémios BAFTAMelhor Performance de um programa de entretenimento em
1984 Three of a Kind
2009 Lifetime Achievement Award
Emmy AwardsVariedades, Música ou Comédia
1988 
The Tracey Ullman Show
Roteiro Notável para um Programa de Variedade ou Música
1990 O Tracey Ullman Mostrar 
Melhor performance individual em um programa musical ou de variedades
1990 O Melhor do Tracey Ullman Mostrar
1.994 Tracey Takes em Nova york 
Melhor Atriz de Clientes - Série de Comédia
1993 Love & War
1999 
Ally McBeal
Variety Melhor série, Música ou Comédia
1997 Tracey Takes On ...
Prêmios SAGAtriz de TV - Comédia

1998 
Tracey Takes On ...

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CEIJA STOJKA: PINTORA,ESCRITORA E MUSICISTA CIGANA...




A corajosa e famosa romi sobrevivente do Nazismo.



CEIJA STOJKA durante uma vernissage no Jüdischen Museum 

Ceija Stojka (nascida em 23 março de1933 em Styria,Austria ) é uma austríaca de etnia cigana.Pintora, escritora e musicista sobrevivente do Holocausto nazista ficou prisioneira durante mais de dez anos no campo de concentração de Auschwitz, mais tarde no campo de Ravensbrück e Bergen-Belsen
Somente em 1993 os ciganos foram oficialmente reconhecidos na Áustria como um "grupo étnico". Ceija Stojka, cigana Lovara, e sua família estão entre as melhores famílias de  artistas conhecidas na Áustria: o seu sobrinho Harry e o pai Karl Stojka Ratzer são músicos de jazz de sucesso .

Pertencente a uma família do clã Lovara ,é a quinta de seis filhos, irmã de Karl Stojka e Johann (Mongo) Stojka também escritores e músicos. Juntamente com sua mãe sobreviveu ao terror nazista, um de quatro dos cinco irmãos que sobreviveram ao Holocausto e ao internamento em Auschwitz e Bergen-Belsen . Seu pai ( Karl Wacker ou Wakal Horwat) foi enviado para o campo de concentração de Dachau , no Schloss Hartheim , onde  foi morto.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial , sua família viu a falta de reconhecimento dos austríacos ao Porraymos romani,  ignorantes e indiferentes em relação ao seu atroz sofrimento, continuando os políticos a manter atitudes anti-ciganos . Obteve a publicação de sua primeira autobiografia em 1988:Vivemos em Segredo - Memórias de um Romni , tornando pública as questões relativas à perseguição nazista dos ciganos na Áustria (mais tarde  em 1992, publicou Viajantes do Mundo.
Ceija,é um dos maiores artistas ciganos da Áustria,tendo feito várias exposições de suas pinturas a óleo e através de seus livros,  relata a história dos Roms, com base em sua própria vida e na história de perseguição pelos nazistas.Atualmente ainda faz palestras e oficinas para jovens sobre a cultura Romani através de projetos culturais 
Em foto mais atual
 OBRAS:
-  Im leben wir Verborgenen. Erinnerungen Zigeunerin einer--Rom:"Vivemos em Segredo- Memórias de uma Romni" (1988)
  Welt auf dieser Reisende "Viajantes neste mundo" (1992)
  Zu Wahl Meine schreiben - Kann nicht ich é (2003 - Gedichte)
  Suno Diklem -Eu "sonhei" (CD Audio)
  Träume ich, dass ich Lébé? Aus Befreit Bergen-Belsen (2005)



CEIJA numa foto quando jovem