
A corajosa e famosa romi sobrevivente do Nazismo.

CEIJA STOJKA durante uma vernissage no Jüdischen Museum
Ceija Stojka (nascida em 23 março de1933 em Styria,Austria ) é uma austríaca de etnia cigana.Pintora, escritora e musicista sobrevivente do Holocausto nazista ficou prisioneira durante mais de dez anos no campo de concentração de Auschwitz, mais tarde no campo de Ravensbrück e Bergen-Belsen
Somente em 1993 os ciganos foram oficialmente reconhecidos na Áustria como um "grupo étnico". Ceija Stojka, cigana Lovara, e sua família estão entre as melhores famílias de artistas conhecidas na Áustria: o seu sobrinho Harry e o pai Karl Stojka Ratzer são músicos de jazz de sucesso .
Pertencente a uma família do clã Lovara ,é a quinta de seis filhos, irmã de Karl Stojka e Johann (Mongo) Stojka também escritores e músicos. Juntamente com sua mãe sobreviveu ao terror nazista, um de quatro dos cinco irmãos que sobreviveram ao Holocausto e ao internamento em Auschwitz e Bergen-Belsen . Seu pai ( Karl Wacker ou Wakal Horwat) foi enviado para o campo de concentração de Dachau , no Schloss Hartheim , onde foi morto.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial , sua família viu a falta de reconhecimento dos austríacos ao Porraymos romani, ignorantes e indiferentes em relação ao seu atroz sofrimento, continuando os políticos a manter atitudes anti-ciganos . Obteve a publicação de sua primeira autobiografia em 1988:Vivemos em Segredo - Memórias de um Romni , tornando pública as questões relativas à perseguição nazista dos ciganos na Áustria (mais tarde em 1992, publicou Viajantes do Mundo.
Ceija,é um dos maiores artistas ciganos da Áustria,tendo feito várias exposições de suas pinturas a óleo e através de seus livros, relata a história dos Roms, com base em sua própria vida e na história de perseguição pelos nazistas.Atualmente ainda faz palestras e oficinas para jovens sobre a cultura Romani através de projetos culturais

Em foto mais atual
OBRAS:
- Im leben wir Verborgenen. Erinnerungen Zigeunerin einer--Rom:"Vivemos em Segredo- Memórias de uma Romni" (1988)
Welt auf dieser Reisende "Viajantes neste mundo" (1992)
Zu Wahl Meine schreiben - Kann nicht ich é (2003 - Gedichte)
Suno Diklem -Eu "sonhei" (CD Audio)
Träume ich, dass ich Lébé? Aus Befreit Bergen-Belsen (2005)
Extraído de: Wikipédia (em alemão.)
VER:http://www.schulen.wien.at/schulen/921182/Projekte/corinna%20wopienka/ceja_stojka.htm
VER:http://www.schulen.wien.at/schulen/921182/Projekte/corinna%20wopienka/ceja_stojka.htm


CEIJA numa foto quando jovem
Fantástico Cezarina, muito bom mesmo. parabéns querida.
ResponderExcluir5 bjs
Minha querida amiga, este seu blogue é tão bonito.
ResponderExcluirTão calmo...tão belo...sinto-me aqui tão
bem.Beijinho-Irene