quarta-feira, 2 de novembro de 2011

MARIA ISABEL PANTOJA:CANTORA,ATRIZ, DANÇARINA DE FLAMENCO DE ORIGEM CIGANA!


















Maria Isabel Pantoja Martin nasceu no dia 02 de agosto de 1956 em Sevilha, no número 8 da rua Juan de Solis Diez , situada no distrito de San Gonzalo, mais conhecido como "el Tardon", perto de Triana. Seu avô paterno era "El Pipono de Jerez", cantor cigano. Seu pai, Juan Pantoja, que foi apelidado de "Chiquetete", fazia parte do "Los Gaditanos", que se tornou famoso nos anos 50  com a música "Que bonita Que es mi niña". Juan Pantoja escreveu letras para alguns "fandangos". Ele era muito respeitado dentro do mundo artístico e do Flamenco, por seu talento. Juan Pantoja era casado com uma dançarina de flamenco chamada Ana Martin. Ambos trabalhavam com freqüência com Pinto Pepe e com" La Nina de los Peines ". Na verdade esse dois se tornaram os padrinhos de seu casamento. Mais tarde, Ana Maria fez parte  do grupo "Juanita Reina  ",que era dos dois dançarinos. Do casamento nasceram quatro filhos: Bernardo, Maria Isabel, conhecida como Maribel, Juan e Agustin. Eles passaram por grandes dificuldades financeiras. Tanta era a sua crise financeira que a mãe de Isabel tinha que vender frutas e legumes em um mercado local perto de sua casa, em Sevilha. Isabel imitava  a mãe, quando  a via dançar e cantar.Isabel tinha apenas sete anos quando pisou em um palco. Foi em Sevilha, no teatro "San Fernando",e o evento foi uma homenagem à "Juanito Valderama" e "Dolores Abril", num show de  Juan Pantoja . Como  presente por seu desempenho, Isabel  ganhou três balões de gás.
Seu pai ficou doente com hepatite. Era o ano de 1969. Isabel foi para Palma de Mallorca nas férias de verão, com seu avô. Isso ajudou em casa, especialmente porque era  uma boca a  menos  para alimentar.Nesta ocasião, o avô de Isabel ajudou-a na obtenção de um contrato com a família  de Antonio Cortes,El Chiquitete,e sua esposa Amparo.  O titular do Tablao" El Rombo", pagou-lhe 500 pesetas diárias. Após apenas uma semana como dançarina, Isabel tornou-se uma das cantoras. Seu repertório era limitado e apenas  coloria  as versões com um toque flamenco, de hits bem conhecidos na época, como "Gwendolyn", de Julio Iglesias e "Madrecita Maria del Carmen", de Manolo Escobar ...
A menina  se transformou  em uma jovem  mulher , sem ter  desfrutado sua infância. Ela mal tinha brincado  com meninas de sua idade. Ela costumava ir à escola e assistir aulas de dança e canto.Seu pai  veio a falecer algum tempo depois, sem ver o sucesso da filha.
Maria Isabel tornou-se uma cantora famosa  graças ao esforço que fez para progredir na carreira, tendo sempre a ajuda de sua família.Foram tempos bem difíceis para ela,sua mãe e seus irmãos.  
 Em 1980 conheceu o toureiro Francisco Rivera, por quem se apaixonou. Foi um caso de amor recíproco, à primeira vista.
O casamento aconteceu em Sevilha,em 30 de abril de 1983.Foi considerado o casamento do ano pela imprensa.A igreja ficou cercada por milhares de pessoas que queriam ver os noivos famosos.Tiveram somente um filho,que nasceu em 9 de fevereiro do ano seguinte:Francisco José.
Os próximos meses foram cheios de paz e felicidade para o casal Entretanto,essa felicidade durou pouco. Em 26 de setembro de 1984 Francisco Rivera ,"Paquirri," foi morto por um touro chamado "Avispado". Era a sua última tourada da temporada espanhola, e ele não imaginava que o destino tinha determinado que esse  seria o último dia de sua vida. 
O desepero da cantora foi terrivelmente triste e durante mais de um ano  deu, apenas, uma entrevista,e não fez nenhum espetáculo, tamanha era sua dor. 
Em 1990 fez um filme"Yo soy Esa",  que foi sucesso de bilheteria,de cujas músicas foi gravado um álbum:Canções Espanholas.Em 1991 fez o principal papel no filme "El Dia Que Yo Naci ,interpretando mais do que cantando.
Em 1996 adotou uma menina peruana,que lhe deu novas perspectivas na vida e a tornou mais feliz.Embora diga que vai parar de cantar,Maribel continua, ainda, na sua carreira bem sucedida





[YO SOY ESA (Poster Film)]


[EL DIA QUE YO NACI {Cartaz do Filme}]



EXTRAÍDO DE:   http://www.reina-de-la-copla.com


IMAGENS DO GOOGLE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário