Fresh Cut Medley Impressão artística

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

JUANA MARTÍN MANZANO:MULHER CIGANA E FAMOSA DESENHISTA DE MODA ...







"Nunca se me ha pasado
por la cabeza que para ser
famosa tuviese que dejar de
ser gitana..."




La diseñadora Juana Martín tras recibir la Fiambrera de Plata del Ateneo de Córdoba.
Foto do dia em que recebeu um dos muitos prêmios em sua carreira...


Juana Martín

"En cada traje hay que volcarse. Me gusta, dentro de la elegancia y la sencillez, la moda muy femenina. Cada mujer tiene un mundo,un carácter, una forma  de expresarse y de vestir; así que, para no disfrazarla, hay que estudiarla previamente. En el primer contacto
siempre charlamos un par de horas."(Juana Martín, a respeito do que faz...)



Juana nasceu em 1974,em Córdova numa família cigana.E,desde os 5 anos costura e desenha. 
Seu atelier ocupa o segundo andar da casa da família.No primeiro piso sua loja de modas se reparte entre a venda de trajes típicos do flamenco,alta costura , vestidos de noiva e prêt-à-porter.



Las ministras de Sanidad y Cultura, la diputada Carmen Calvo y la diseñadora Juana Martín. | Madero Cubero
Las ministras de Sanidad y Cultura, la diputada Carmen Calvo y la diseñadora Juana Martín. | Madero Cubero
CÓRDOBA | Galardones en ocho categorías diferentes

González-Sinde entrega los premios a la cultura gitana

La ministra de Cultura, Ángeles González Sinde, ha participado este jueves en la entrega de estos galardones que han coincidido con la celebración en Córdoba de la II Cumbre Europea sobre la Población Gitana.

Em seu atelier, limoeiros, gerânios, palmeiras,jardins e fontes se entrelaçam com a luz inconfundível  da Andaluzia, a tranquilidade,o ruído da água e o som de alguma voz distante de alguém da família. Este é o lugar onde a designer trabalha, sempre ao ritmo do flamenco. Apesar de afirmar que toda a moda está inventada, seus funcionários asseguram que esta jovem segue a  inspiração do momento.Segundo ela devido às suas origens  gitana e cordovesa, o ambiente, a luz e a vida que observa quando chega à janela  tem  uma grande influência nas suas criações.



" Para mí ser gitana es todo. El respeto, un saber estar, la familia, el cariño, el apoyo de unos a otros, el vivir día a día. He sido criada en un ambiente tradicional al máximo y me gusta. Si empiezas a no darle importancia a los valores, nuestra raza se perdería. Intento hacer ver esa parte positiva que
hay en el hecho de ser gitana. He luchado por mi trabajo y por demonstrar que nunca he dejado de serlo. "

Juana Martín foi tambiém uma das protagonistas do livro  50
Mujeres Gitanas en la Sociedad Española (2003) coeditado pela
Fundação Secretariado Gitano e o Instituto da Mulher.Ela  dedica parte de seu tempo ao ensino de costura e desenho de moda para vinte meninas ciganas.Também é membro atuante ( exerce a função de tesoureira ) da Asociación Gitana Panyabi .

Juana, antes de ser desenhista de moda é cigana. Se tivesse que renunciar a sua cultura para ter um nome no mundo da moda, se negaría,segundo suas palavras. Adora seu povo,sua família e a música.

2 comentários:

  1. Sempre um grande gosto estar no seu blogue
    querida amiga.Desejo que esteja bem.
    Beijinhos
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  2. Querida,agradeço sua amável e doce presença em meu cantinho!Estou bem e desejo que seus caminhos sejam repletos de felicidade e paz!Beijos perfumados de jasmins!

    ResponderExcluir