Fresh Cut Medley Impressão artística

sábado, 27 de agosto de 2011

UMA PINTORA CIGANA: JUDEA HERÉDIA...

borbo008borbo008borbo044





[guitarra_judea.jpg]
Judea Herédia nasceu  no bairro do Albaizin,em Granada em 1975,numa família cigana.Seu avô materno era escultor e,desde os quatro anos  de idade Judea conviveu com a arte no ateliê  dele,no Sacromonte.Luís Herédia Amaya era um escultor cigano de sucesso e professor de anatomia artística,esculpindo retratos de “payos” e de ciganos, toureiros famosos, cantores,dançarinos e dançarinas de Flamenco.Com  o avô,Judea aprendeu as primeiras noções de desenho ,fazendo retratos em carvão em seus cadernos .Ao ver o avô esculpindo retratos de “payos”ela afirmava resoluta que só iria desenhar ou pintar gitanos...
Judea nasceu surda e encontrou na sua carreira enormes dificuldades. Mas, pelo caráter firme e decidido, herança do seu sangue cigano, a moça conseguiu vencer e ter grande sucesso.
Aos doze anos, Judea entrou na Escola de Artes e Ofícios Artísticos, iniciando seus estudos de desenho e pintura. Dois anos depois, com14 anos ingressou na Faculdade de Belas Artes de Alhambra em Granada para aperfeiçoar sua técnica, e aos dezoito já dominava  de maneira excepcional  o uso da luz e da sombra, mostrando já o seu  talento nas cores vibrantes de seus retratos.A força,a emoção e a clareza de objetivos demonstrados por ela ao longo de sua carreira deixam transparecer  suas raízes ciganas.Tendo nascido com graves problemas auditivos, o que a torna parte de uma das minorias,a os deficientes físicos;ela também pertence a uma das minorias étnicas mais discriminadas do mundo :os ciganos...Junte-se a isso o fato de também ser mulher e, teremos  um atestado de insucesso e dificuldades intransponíveis  para uma pessoa comum!
Entretanto, através de sua coragem e persistência, muita dedicação e amor ao seu trabalho, esta jovem pintora de sangue cigano conseguiu vencer e, após uma carreira de sucesso  com muitas exposições em Universidades e encontros de arte internacionais Judea Herédia é considerada uma das cinqüenta mulheres ciganas mais importantes no mundo.
Através da linguagem universal da Arte a pintora cigana derrubou todas as barreiras culturais e de comunicação, dando a todos os ciganos  e não-ciganos um exemplo  de força de vontade e determinação. A artista plástica superou todos os preconceitos e dificuldades com muita coragem, alegria e entusiasmo  e,segundo sua mãe,Luisa Herédia,a jovem  mostrou  que os ciganos não só cantam e dançam,mas também pintam e, muito bem. Numa entrevista em 2003, ela diz: “A arte não entende de etnias nem de raças.A arte é um idioma universal.A arte é a base para todo entendimento .Não se necessita nem de idiomas,nem de palavras.Todos os povos se entendem através da arte.”
   
borbo092.gif (18934 bytes)borbo092.gif (18934 bytes)borbo092.gif (18934 bytes)
(ALGUNS TRECHOS DA BIOGRAFIA DA PINTORA FORAM EXTRAÍDOS DO SITE "ENCUENTRO CULTURAL GITANO)                                                                                                                                      

Um comentário:

  1. Cezarina,

    Sastipê cara amiga,
    FANTÁSTICO, obrigada por partilhar essa grande artista de sensibilidade forte.

    5 bjs

    ResponderExcluir