Fresh Cut Medley Impressão artística

quinta-feira, 28 de julho de 2011

BAILARINAS FAMOSAS... Bertha Rosanova




Diva do ballet brasileiro, de família polonesa, Bertha Rozenblat nasceu em 1930 e muito cedo tornou-se Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Seu biotipo não era o da maioria das bailarinas, mas isso não ofuscava seu brilho. Pela forma intensa de dançar conquistou muitos admiradores, como Maria Olenewa, fundadora da Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sua grande incentivadora.

Em 1945, sob a direção do bailarino russo Igor Schwezoff, dançou as valsas Sílfides, Primeiro Baile, Clair de Lune, Luta Eterna, A Papoula Vermelha, sendo nomeada solista e, pouco depois, primeira-bailarina. Dentre coreografias clássicas, dançou Dom Quixote, O Quebra-Nozes, O Galo de Ouro, Romeu e Julieta, Bodas de Aurora, Capricho Espanhol, Giselle. Participou da primeira montagem completa do ballet “O Lago dos
 Cisnes” na América Latina, em 199, sob o comando da bailarina russa Eugenia Feodorova.Conquistado o título inédito de “Primeira Bailarina Absoluta”, conferido pelo Theatro Municipal, fundou sua escola de dança, o Studio de Ballet Bertha Rosanova. Faleceu no dia 13 de outubro de 2008, sendo homenageada por Steven Harper, Carlinhos de Jesus, Ballet da Cidade de Niterói, Cia do Theatro Municipal RJ, Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, além de outros estilos. “Para Bertha o importante não era o estilo. Bertha amava a dança.”



REVISTA ARTE EM DANÇA
| outubro DE 2008 |
FCD Produções e Promoções Ltda:
contato@revistaarteemdanca.com



Foto:http://www.studiobertharosanova.com.br/fotos_bertha.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário